sábado, 31 de julho de 2010

Crochê e as Celebridades - Kate Hudson!

(Foto : Xposure News)
O blog da Sarah London deu a dica e não resisti e fui atrás. Linda saída de banho usada pela atriz Kate Hudson em suas recentes férias em Saint Tropez. A foto acima foi tirada de matéria publicada no jornal britânico Daily Mail, clique aqui para ver as fotos no fim da matéria em tamanho maior, e poder apreciar bem melhor os detalhes desta linda peça.

Agosto, Mês dos Morangos!

Pois é, amanhã inicia um novo mês, um mês conhecido por ser o mês dos morangos, e para não dizer que também "não" gosto desta frutinha, aqui vão 2 receitas que foram apresentadas na tv esta semana.
. Merengue de Morangos - com poucos ingredientes mais extremamente irresístivel, esta receita foi dada na última quinta, 29-07, no noticiário SP TV 1a edição (às 12hs em São Paulo), clique aqui para ver o vídeo;
. Charlotte de Morango - e para piorar ainda mais a situação, as meninas do Sabor de Vida também apresentaram a sua sugestão, clique aqui.

Requijão Cremeso Artesanal!
Sabe aquele famoso, da caixinha redonda e carinho. Pois é, a dona Palmirinha dá a receita de como o fazer em casa, clique aqui!

Amendoin Japonês - Segredo Revelado!
Então, a dona Ana Maria Braga mais uma vez entrega o ouro para os bandidos .... desta vez, ela revela como é feito aquele amendoin carinho com casquinha de várias cores, clique aqui para o vídeo e a receita! Segundo ela, sai pela metade do preço do que o do comprado pronto. Economia considerável, não acham?

Bolinho de Bacalhau e Toucinho do Céu!
O Heaven´s Kitchen de hoje apresentou sua homenagem à cozinha portuguesa, cujas as receitas acima mais a da cataplana de frutos do mar também está presente, clique aqui. Os vídeos do programa estão no Youtube, clique aqui e depois escolham para assistir os programas Portugal Bloco 1, Bloco 2 e Bloco 3. Em tempo, o site do programa Heaven´s Kitchen está passando por reformulações, então links de muitas coisas aqui postados anteriormente já não estão funcionando mais.Clicando aqui vai para a página inicial do programa para que vocês possam consultar posteriormente e localizar algo que não estejam mais encontrando nos links anteriores.


Hoje basicamente os posts são sobre culinária, mas amanhã trago novidades na área de artesanato, me aguardem!
Obrigada também pelo carinho e audiência.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Crochê Nos Sapatos Será Moda em 2011!

Pois é, parece que o crochê reinará em muitas áreas da moda este ano, uma delas os sapatos. O blog da Tati Battistela em sua postagem de 25/07 informa que a famosa marca Arezzo estará lançando sua nova linha com aplicações de crochê, clique aqui. Confira no site da Arezzo as novidades, clicando aqui. Em tempo, vale à pena fazer um tour completo pelo blog da Tati.

Produtos de Limpeza Naturais!
O site Bem Simples traz dicas de como preparar alguns produtos de limpeza bem naturais, clique aqui.

Reciclagem!
O blog Reciclage faz um trabalho muito bacana reciclando vários tipos de embalagens e os transformando em peças de artesanato bem interessante, clique aqui. Não deixe de fazer um tou completo, você vai ficar maravilhado com as peças criadas.


Gente, ontem não postei e o post de hoje é curto. Estou me recurperando de um desarranjo digestivo e isso acabou me pondo de molho por quase 2 dias. Agradeço desde já a compreensão e as suas visitas.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Tricô na Bandeja - Não Vai Comer, Hein?

Achado pelo blog da Círculo, o blog Marketing na Cozinha postou fotos de uma estudante de design nos Estados Unidos que criou peças de embutidos em tricô e ainda embalados em bandejas como nos supermercados, clique aqui.

Barba de Tricô - Só Faltava Essa!
Pois é, dando assas à critividade, o blog da Círculo também achou algumas peças de gorro com partes para proteger barba e bigote, clique aqui. Será que a moda pega? Tem gente que já anda se arriscando à fazer.

Patchwork à Mil!
Hoje queria recomendar uma visita ao blog Sempre Existe Uma Razão, clique aqui, que além dos vários trabalhos em patch, também traz outras técnicas. Destaque para a seleção que fiz de roupas para cachorros, clique aqui!

Bolsas Para Transportar os Nossos Tótós!
E já que estamos falando em nossos amiguinhos, achei uma sugestão rápida e prática de confecção de bolsas para o transporte de nossos amiguinhos no site do Bem Simples, com instruções e molder, clique aqui.

Crochê e as Celebridades - Bolsa Angelina Jolie!
O site da revista Manequim da Editora Abril, em sua seção Faça e Use traz o passo a passo (em 5 páginas) para quem quiser se arriscar à fazer a famosa bolsa da atual senhora Brad Pitt, clique aqui.

Seu Dinheiro - Poupe Usando Marcas Brancas!
Mas o que são marcas brancas? Muita gente já compra mas não tem idéia que estes produtos com a marca/nome de grandes hiper/supermercados são chamados assim. Tem muita gente que também ainda faz nariz feio para esses produtos que geralmente são muito mais baratos que os de marcas tradicionais pensando que só porque é mais barato tem menos qualidade. O que muita gente não sabe é que muitos desses produtos de marca branca às vezes são produzidos por empresas donas de grandes marcas tradicionais. De acordo com a descrição do site Wikilingue (clique aqui), "uma marca branca, também chamada marca do distribuidor ou marca genérica, é a marca pertencente a uma corrente de distribuição (geralmente, hiper ou supermercado, mas também de grande distribuição especializada) com a que se vendem produtos de diferentes fabricantes. As marcas brancas consideraram-se tradicionalmente uma estratégia B2C (abreviatura de Business-to-customer, «do negócio ao cliente», em inglês)". São mais baratas porque não tem agregados os custos de publicidade e propaganda.
Eu por exemplo consumo muitos produtos de marca branca, o que representa uma economia muito importante nos dias de hoje.
Mas como fazer para comprar um produto de marca branca e ter certeza que é bom? Eu olho sempre no verso da embalagem, e procuro o nome do fabricante (não a do distribuidor que é o supermercado que dá nome à marca do produto). Ao achar o nome do fabricante (geralmente eles assinam com o nome da razão social), se for algum já conhecido, compro o produto. Se não for,.procuro o nome dos fabricantes no verso dos demais produtos concorrentes e se este tiver o nome de algum deles que fabrica uma marca conhecida já usada por mim, então compro o produto. Se mesmo depois dessa pesquisa, não identificar o fabricante de forma confiável, compro apenas uma unidade do produto para experimentar, e se gostar, lógico volto a comprar. Porém é preciso estar conferindo sempre o nome dos fabricantes dos produtos de marca branca que você comprar, porque vira e mexe as grandes redes de mercado mudan de fornecedor/fabricante de seus produtos.
Em tempos de vacas magras, para que gastar mais se é possível comprar as mesmas coisas pagando menos e mantendo a mesma qualidade? Antes o dindin no meu bolso do que no bolso dos outros.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Crochê - Jogo Americano com Círculos


(foto detalhe feito por mim de foto do livro Lean to Do Yo Yo Crochet)

De bom gosto e delicado é a sugestão da foto acima para jogo americano com vários circulos junroa e bela combinação de cores. Este e outros trabalhos estão no livro Learn To Do Yo-Yo Crochet encontrado no site Annies Attic, clique aqui. Este e alguns outros livros podem ser vendidos da forma normal, em papel, como também via download (a vantagem, o preço é o mesmo, você recebe na hora e não tem despesa de frete).

Crochê - Vestido de Noiva Delicado!
Ontem esbarrei na postagem do blog Rosângela Artes & Linhas que mostrou as fotos do casamento de uma amiga que confeccionou o seu vestido e os das daminhas em crochê, clique aqui. A amiga dela soube usar a linha certa, os pontos certos e com mãos de fada, o trabalho ficou fino e delicado. Agora eu não entendi, acho que ela fez o vestido dela e os das daminhas em 29 dias, ou só o vestido dela levou esse tempo?

Crochê - Super Barraddos Lindos!
Lindissimos os barrados em crochê feitos pela artesão Gê Abecia do blog Crochê, Coisinhas da Gê e Outros trabalhos, clique aqui. Ela costuma também expor seus trabalhos na Mega Artesanal, sempre na praça do artesão, e são peças lindissimas.

Rosana Pardo no Sabor de Vida!
Segundo o blog da artesão, ela estará presente no programa dia 30/07, clique aqui. O Sabor de Vida começa às 15:05hs, de 2a a 6a, canal 166 da TVA, ou você pode assistir ao vivo pela internet, clicando aqui.

Culinária - Bolo Nega Maluca!
Ontem no programa Cozinha Caseira do Bem Simples (canal Fox Life), uma das culinaristas preparou este clássico, clique aqui para ver o vídeo e a receita. Em tempo, o site do programa Sabor de Vida já está com a receita no site do Pavê de Bombom, clique aqui. Sei que há diferença na quantidade de bombons da receita oficial para a postada por mm no último sábado, mas sabe pessoal, acho que 10 bombons muito pouco ..... risos.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Bordado de Flor Feito com Ponto Atrás ou Alinhavo!

(foto detalhe feito por mim à partir da foto do bordado flor ponto atrás do blog Joaninha)

Ainda sobre o bordado que mencionei ontem, a primeira vez que vi essa idéia foi no Blog da Joaninha em sua postagem de 27/07/2009, feito numa toalha de bandeja ou jogo americano com o aproveitamento de restos de linhas coloridas, clique aqui, resultando num trabalho colorido, alegre, diferente. Depois clique nas 2 fotos para ver o trabalho em tamanho maior. Em seu post de 03/08 a Joaninha colocou o risco da flor bordada em preto para que possamos visualizar melhor os detalhes, clique aqui.

Bordado - Projeto do Sebrae Garante Renda para Artesãs no Interior do Alagoas!
O programa Pequenas Empresas Grandes Negócios de ontem (todos os domingos às 07:30hs na Rede Globo) apresentou matéria sobre um grupo de artesãs do municipio alagoano Paulo Jacinto que participam do Projeto Cadeia Produtiva, fazendo trabalhos em chita como bolsas, fuxicos e outros, e até já tem sua marca própria: Da Chita ao Chique. Assista ao vídeo clicando aqui.

Culinária - A Tradicional Sopa de Cebola do CEASA Está de Volta!
Quem mora aqui em Sampa já ouviu falar na tradicional sopa de cebola feita durante todo o inverno lá no CEASA. Em matéria publicada no Caderno Comida do jornal Folha de S.Paulo de 23/07, clique aqui, temos o vídeo de como fazê-la e a receita desta sopa. Caso a página não abra, transcrevo abaixo a receita:
Para 6 porções:
. 5 cebolas grandes cortada em meia lua bem fininha. 2 talos de alho-poró picadinhos. 2 colheres de sopa de farinha de trigo. 200g de manteiga sem sal. 2,5 litros de caldo leve de carne (não muito concentrado) ou frango já fervendo numa panela à parte. Um amarrado de ervas (alho-poró, salsinha, tomilho, folhas de louro). Seis colheres de sopa de cebolinha picada. Seis fatias de pão Rústico (italiano ou português)
. 200g de queijo gruyère ou ementhal ralado grosso. Sal e Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
. Derreta a manteiga em uma panela de fundo grosso, acrescente a cebola picada bem fininha e refogue longamente. Essa é a parte mais importante da receita para o prato ganhar cor e sabor.
. Siga mexendo sempre até que a cebola ganhe um aspecto caramelizado --deve levar cerca de 15 a 20 minutos, dependendo da intensidade do fogo. No meio desse processo, acrescente o alho-poró.
. Passado esse tempo, um caldinho caramelado deve ter se formado no fundo da panela. Acrescente a farinha e mexa dissolvendo bem, depois adicione o caldo de carne e o amarrado de ervas. Tempere com pimenta-do-reino e deixar ferver por cerca de 20 minutos.
. Retire o amarrado de ervas, adicione sal a gosto (cuidado, pois o queijo já é salgado!) e coloque a sopa em seis tigelas que possam ir ao forno.
. Cubra com uma fatia de pão rústico (como italiano ou português), com algumas cebolas da sopa e queijo gruyère ou emmenthal por cima.
. Por fim, leve ao forno a 180o até gratinar. Na hora de servir, salpique com cebolinha picada.

domingo, 25 de julho de 2010

Crochê - Passo a Passo de Flor!

Este passo a passo postado em seu blog Sandra Pontos de Crochê e Tricô pela Sandra Coatti é simples, rápido e o resultado bonito e delicado. Para uma aluna minha do bordado. Clique aqui.

Crochê - Manta Neat Ripple!
A Márcia do Mitricot está fazendo mais uma manta colorida em ponto neat ripple (zig zag), clique aqui, que bem pode ser utlizada para cobrir uma cama ou um sofã. Cada listra vai um novelo e você pode ir fazendo uma ou duas riscas por dia.

Tricô - Pelerine Moon!
Do outro blog da Sandra Coatti, o Sandra Crochê, clique aqui, esta sugestão rápida e prática para pelerine.

Tricô - Ainda Sobre os Cachecòis da Fátima Bernardes!
No Vivian Crochê, clique aqui, matéria sobre os famosos cachecóis que a Fátima levou para a África do Sul, clique aqui, publicada na revista Ana Maria de 16/07/2010. Clique depois em cada foto para vê-la em tamaho maior.

Bordado - Ponto Alinhavo ou Atrás com Ponto Cruz!
Linda sugestão apresentado pelo blog Rachel Artes, clique aqui. A mistura de 2 técnicas de bordado traz um lindo resultado, saindo do lugar comum; com uma peça diferente.

Culinária - Sobremesa de Chocolate!
Ontem o programa Heaven´s Kitchen foi dedicado à cozinha rápida e com poucos ingredientes, a cozinha express. Como não sou nada chocólatra, não poderia deixar de mencionar a receita que ela fez com chocolate e frutas secas como amendoas e castanha do Pará (agora também recem-batizada de castanha do Brasil), clique aqui para a receita. Os 3 blocos do programa em vídeo já estão no site do programa.

sábado, 24 de julho de 2010

Tricô - Superzíper em Aumentando os Pontos!

Em mais um vídeo produzido para nós réles mortais ainda não conhecedoras da arte das 2 agulhas, as meninas do blog capricharam em mais uma produção, clique aqui, desta vez explicando como fazer os tais aumentos. E já prometeram que o próximo vídeo (talvez na semana que vem) virá para atender uma série de pedidos das leitoras: uma maneira de tirar o fio do novelo ‘por dentro’; macete pra deixar as laterais mais ‘bonitas’, como fazer o ponto barra; como ‘catar’ um ponto que caiu da agulha; como finalizar o tricô, depois do arremate. Fiquem ligados.

Culinária - Pavê de Bombom!
É pá vê e pá come! Já não sou chocólatra .... e de dieta para fazer um exame, já viu, quase enfartei diante da receita dada ontem no Sabor de Vida (Rede Aparecida, canal 166 da TVA). A receita ainda não está no site, mas anotei tudinho, tudinho para trazer aqui para vocês já fazerem este fim de semana. A receita é boa, bonita e barata, e diliciosaaaaaaaaaaaa. Eu só substituiria o achocolato pelo chocolate em pó, e o Sonho de Valsa poderia ter a companhia do Lancy, Ouro Branco, enfim, apenas o "piorando" um pouco mais o que já está "ruim".

Ingredientes:
. 15 bombons sonho de valda divididos em 5 partes cada um;
. 1 lata de leite condensado;
. 1 lata de leite integral (medida de lata de leite condensado);
. 3 gemas;
. 3 claras;
. 2 colheres (sopa) amido (cada colher separada);
. 1 xicara (chá) leite integral;
. 6 colheres (sopa) achocolatado ou chocolate em pó;
. 9 colheres sopa açucar (separadas em 4 e em 5 colheres);
. 1 lata creme de leite;
. 1 colheres (café) essência baunilha

. Creme branco : Fora do fogão na panela - 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite, 1 colher de sopa de amido, 3 gemas, misture bem, leve ao fogo até engrossar, tire do fogo e deixe esfriar.
. Creme de chocolate : Fora do fogão na panela - 1 xicara de leite, 1 colher (sopa) de amido, o achocolatado, as 4 colehres (sopa) de açúcar, misture bem, leve ao fogo até engrossar, tire do fogo e deixe esfriar.
. Cobertura : Bata as 3 claras em neve bem firme, acrescente o açucar (5 colheres de sopa) e continue batendo, acrescente a baunilha e bata. Tire da batedeira e acrescente delicadamente o creme de leite
. Montagem : Num refratário coloque o creme branco, 1 camada de bombom, camada de creme de chocolate, camada de bombom, camada de cobertura, camada de bombom
. 5 horas de geladeira.

Culinária - Mosaico de Gelatinas!
A receita aí acima não é suficiente ou você está de dieta? Então quem sabe algo mais light e com mais cor possa te alegrar, amei esta sugestão dada pelo Bem Simples, utilizando apenas pacotes de gelatinhas e flã, água, creme de leite e leite condensado. Hiper e mega simples de fazer, e também diliciosa, clique aqui.

Esquilo 007!
Ontem o Mais Você apresentou um vídeo muito fofo e engraçado com um esquilo que gosta muito de dar uma de 007 e enfrentar aventuras perigosas, clique aqui.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Crochê - Rosetinhas Sem Emendas!

O blog Recanto das Agulhas fez um passo a passo de como fazer várias rosetinhas num único fio, sem emendas, clique aqui. Em tempo, não deixe de fazer também uma visita mais detalhada à este blog.

Crochê - Cachecóis e Almofadas do BBB10!
O blog Rachel Artes também traz peças lindas, a maioria delas ainda estão à venda. Servem muito de inspiração, clique aqui.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Bordado - Florzinhas em Vagonite!

O blog Li Bordados postou um passo a passo para se bordar pequenas flores em vagonite, clique aqui. Já fiz uma vez esse gráfico e o resultado é muito delicado e rápido.

Customizando Renda Guipir Para Virar Colar!
Na última segunda, 19/07, o Mulheres (Rede Gazeta diariamente às 14hs) trouxe a artesã Tatiane Lopes que transformou uma peça de bordado em guipir em colar, customizando-a com pedrarias e peças de bijouterias, clique aqui. Isso me lembrou que as meninas do Superziper vira e mexe fazem matérias com trabalhos com guipir e outras rendas para virarem colares. Resolvi então fazer uma pesquisa no blog delas, e clicando aqui você verá uma seleção de postagens à respeito.

Marcelo Darghan Recebe Homenagem!
Ontem o programa Ateliê na TV prestou homenagem ao Marcelo, clique aqui. Ele também é capa da revista do programa deste mês. Parabéns Marcelo!

Culinária - Crustoli!
Ontem o Cozinha Caseira (do Bem Simples, Canal Fox Life) apresentou esta receita destas tirinhas fritas feitas com uma massa que leva cachaça em sua receita para ficar mais crocante, clique aqui. Minha mãe fazia quando eu era pequena e é uma delícia para comer em frente à TV. A Palmirinha de vez em quando também apresenta esta receita, confira aqui. Em tempo, este petisco também é da mesma linha do Strufole, apresentado há um tempo atrás pelo mesmo Cozinha Caseira e postado aqui no blog, clique aqui.

Mulheres Falam Demais!
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que os homens usam em média 1.500 palavras por dia, enquanto as mulheres usam, no mínimo, 3.000 (o dobro).Num congresso, quando o estudo foi apresentado, uma mulher se levantou e disse:- É lógico que as mulheres falam o dobro que os homens: nós temos que repetir tudo o que dizemos para que os homens entendam!
E o orador perguntou:
- Como assim?

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Tricô - Ponto Turco!

A Marcia do Mitricot em seu post ontem, clique aqui, mostra várias peças feitas nesse ponto (cachecol, gola). Adorei, tanto o ponto como a lã usada como as peças, fizeram um casamento perfet. Como não conhecia este ponto, meus conhecimentos em tricô são sofríveis .... risos .... resolvi fazer uma pesquisa para saber mais. Um dos blogs que falam deste ponto, é o The Vamps (indicado pela própria Márcia), clique aqui. Tem também a sugestão do blog Tricoteiras, clique aqui, que traz também a receita.

Culinária - Aproveitamento de Alimentos - Brigadeiro de Casca de Banana e Almondega de Feijão!
Ontem o Sabor de Vida apresentou uma culinarista (acho que o nome é Silvia) que trouxe as 2 receitas acima que já estão no site do programa clique aqui. As 2 receitas são feitas a partir do aproveitamento de sobras de pratos e também de partes de legumes e frutas que geralmente nós não costumamos aproveitar, o que nos dias de hoje, é a solução para evitar-se totalmente o desperdício e ainda ter uma maior qualidade em nossa alimentação em função do alto teor nutrititvo dessas partes. O SENAI oferece um curso gratuito, é o Programa Alimente-se Bem, ministrado em 10 horas em 42 unidades espalhadas pelo Brasil, clique aqui e confira como é o curso e também a unidade SENAI mais próxima de você. Não perca a oportunidade de melhorar a sua alimentação de forma mais saudável.

Sabor de Vida na Mega Artesanal!
Se você não pode ir à Mega, que tal ter um gostinho e conferir as 4 matérias do programa Sabor de Vida? Tenho certeza que ano que vem você estará lá.
. Parte 1, clique aqui;
. Parte 2, clique aqui;
. Parte 3, clique aqui;
. Parte 4, clique aqui.

Fontes de Filmes e Bandas de Rock!
Legal o achado do blog Banana Craft, para aquelas que já não aguentam mais usar as fontes Arial ou Times New Roman em seus e-mails ou textos do word, clique aqui para ler a matéria sobre o site Type Now.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Feltro - Inspirações!

O blog site O Artesanato fez um apanhado de imagens de trabalhos para quem anda meio sem inspiração no momento, e está em busca de coisas mimitas, clique aqui. Adorei as matrioskas.

Hortênsias - Fuxico Tipo Captoné!
Outra idéia bacana é esta apresentada pelo blog Artemelza, clique aqui. Com passo a passo, usou um tecido com estampado miúdo nas cores da flor mais a técnica do captoné, o que deu um resultado bem delicado e de muito efeito.

O Que Vai Ser Moda Nesta Primavera/Verão?
Pois é, em pleno inverno, a maioria do comércio já está liquidando as peças de inverno, e a primavera que só chega daqui há 2 meses está prestes a desembarcar nas vitrines no início de agosto. O telejornal SPTV 2a edição (nosso noticiário local da Globo São Paulo antes da novela Ti Ti Ti) apresentou matéria ontem sobre o desfile de ontem de lançamento da moda que está sendo vendida no pólo de moda do Brás, clique aqui para ver a matéria. Peças leves e em tons claros estarão em alta na primavera e no verão. As cores que estarão em alta são os tons pastel e variações da cor bege. Vai ter muita saia e shorts curtos, mas não faltará espaço para as bermudas. Longo mesmo, só os vestidões. O decote da estação será o tomara-que-caia. As peças vêm mais soltas, levinhas, como pede o verão. Tem muito babado e macacão também. O dourado vai reinar nos acessórios. Os homens estão liberados para misturar estampas. O verão será de muita bermuda, camisetas justas e jeans escuro, com um leve desgaste. Mas o que tem haver isso com o artesanato? Muito, lembrem-se que muita coisa em crochê, tricô, bijouteria artesanal será criada para acompanhar as tendências. Fiquem ligados

Sutaco - Conheça e Saiba Como Utilizar!
Em um dos programas na semana passada do Sabor de Vida (TV Aparecida, 15:05hs de 2a a 6a feira, canal da TVA 166, e pela internet ao vivo no horário do programa), foi entrevistado o Sr. Renan Novais que é ouvidor da Sutaco - Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades, órgão este ligado à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, clique aqui para assistir. Ele falou sobre as ações do órgão na coordenação e divulgação do artesanato brasileiro no estado. Além de fomentar o artesanato no estado de São Paulo, a Sutaco visa também ajudar o artesão de certa forma à sair da informalidade ajudando-o a ampliar o universo de atuação através de emissão de nota fiscal quando o mesmo se cadastra no órgão. Conheça mais sobre a Sutaco, clicando aqui. O site tem muitas informações como cursos, workshops, agenda de eventos. Se você for de outros estados, procure o órgão respectivo.

Capim Dourado - "Ouro" Em Artesanato!
Sábado de mahá cedo na Globo tem sempre bons programas com muita informação. Um deles, o Globo Universidade deste último sábado, 17/07, mostrou uma série de matérias sobre o Parque Estadual do Jalapão em Tocantins. E em um dos segmentos apresentou o artesanato feito lá com peças lindissimas do Capim Dourado, que é extraído de uma palmeira chamada Buriti, clique aqui, vale à pena assitir todas as matérias (o programa tem apenas 30 minutos), a do Capim Dourado deve ser o 3o ou 4o segmento.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Projetos de Natal da Coats Corrente Portugal!

Já estamos na metade de julho, e muitas de nós já estão planejando e começando os trabalhos de Natal para a venda, afinal de contas, qualquer trabalho leva um tempo "x" para fazer e não num estalar de dedos. Planejar, providenciar material e produzir as peças demandam tempo de pesquisa e confecção, e pensando nisso, nada melhor que uma olhada detalhada no site da Coats Portugal, em sua seção especial de Projetos Natal, para buscar inspiração, clique aqui. São trabalhos em ponto cruz, tricô, crochê, feltro.

Feltro / Patchwork - Alfineteiro Tipo Rocambole!
Também não pode comer .... risos. Adorei esta sugestão com passo a passo apresentado pelo blog site O Artesanato, clique aqui.

domingo, 18 de julho de 2010

Renda Irlandesa - Patrimônio Cultural do Brasil!

A técnica, como outras, veio para o Brasil há muito tempo no início do século 20. Apesar do nome sugerir que veio da Irlanda, na verdade surgiu na Italia. O programa Ação da Rede Globo que foi ao ar ontem de manhã cedo, entre outras coisas, falou do trabalho da Associação das Rendeiras da cidade Divna Pastora que fica no interior do Sergipe e que se dedicam ao bordado com esta técnica, veja o video do programa clicando aqui. Além do bordado ser super interessante, o que mais chamou a minha atenção foi o fato desta associação fundada em 2000 ter sido resultado da ação da ex-primeira dama do Brasil, Ruth Cardoso, que entre suas várias funções e ações sociais durante o governo do marido, uma delas foi a de resgatar todo o artesanato do país. Essa mulher realmente tinha visão. As artesãs de Divina Pastora atingiram um nível de excelência. E em 2008, a renda irlandesa foi considerada patrimônio cultural do Brasil. Não deixe de assistir a matéria.

Guirlanda de Abóboras - Para o Halloween!
Pois é, esta festa ainda está pegando aqui no Brasil, mas se você quiser entrar no clima, nada como enfeitar a casa com algumas peças. Achei esta guirlanda muito simples e rápida, sugestão dada pelo blog site O Artesanato, clique aqui. As abóboras podem ser de plástico, ou até mesmo serem feitas de tecido a partir de fuxicões.

Culinária Francesa - Quiche Lorraine!
Quem já comeu, sabe como esta receita é deliciosa e não muito complicada. E eu adoro quiche Lorraine. Em seu programa Heavens Kitchen ontem (canal Record News, 09:30hs), Heaven deu destaque à cozinha francesa, com 3 pratos muito conhecidos: o quiche, o Tartiflette, e a sobremesa Creme Brullée. O vídeo do programa já está no site, em 2 partes, clique aqui. O video do Creme Brullée você confere no Youtube, clique aqui. As receitas, conforme abaixo. Não deixe de conferir os programas sobre a Itália e a Grécia também.
. Quiche Lorraine, aqui;
. Tartiflette, aqui;
. Creme Brullée, aqui.

Culinária - Molho de Tomate: Como Fazer e Congelar!
Quinta passada, dia 15/07, o telejornal da Globo SPTV 1a edição (telejornal de São Paulo, às 12hs), apresentou matéria com video sobre como preparar em casa molho de tomate e depois como congelar, clique aqui. Agora que o tomate está bem barato, nada melhor que economizar tempo e dinheiro para ter molho pronto e gostoso sem consevantes sempre à mão.

Culinária - Palmirinha Pensa Em Aposentadoria Este Ano!
Pois é, a gente já se acostumou às receitas dela, durante a semana por volta da 13:10hs. Conforme matéria no Terra de 08/07, clique aqui, a nossa Palmirinha que já está perto de completar, está pensando em seu aposentar. Nada mais justo para quem já trabalhou muito e muito duro na vida. Adoro a Palmirinha e suas receitas, tenho vários cadernos, mas ultimamente confesso que não tenho assistido mais, pois apesar da Palmirinha, acho o programa dela muito mal aprovetado. O programa tem duração de 50 minutos, a maior duração de um programa de culinária na tv (até onde sei), as receitas são simples e fáceis de se fazer, mas acabam ficando no prejuízo com tanto merchand/propaganda interrompendo o andamento da receita que na maioria das vezes não são terminadas. Eu quero ver um programa de culinária, não um programa de merchand. Infelizmente em seu programa as receitas deixaram de ser a estrela principal.

Como Pesquisar Imagens no Google!
As meninas do Banana Craft são mesmo uns amores e com um post especialmente dedicado à este assunto, dão dicas de como devemos fazer para procurar e achar aquilo que realmente queremos, clique aqui.

Etiqueta - Como Se Comportar Numa Viagem de Avião!
No programa Mais Você desa última quinta, dia 15/07, foi apresentada matéria muito boa sobre o assunto, clique aqui e assista o vídeo e confira as dicas para não pagar mico numa viagem de avião.

sábado, 17 de julho de 2010

Crochê - Não Pode Comer Não!

(foto do blog site O Artesanato)

Tira .... tira a mão daí .... sei que tá frio, e uns biscoitinhos recheados agora iriam muito bem. Adorei esta dica dada pelo blog site O Artesanato, clique aqui. Com instruções e vídeo. Você pode fazer vários para enfeitar uma mesa de café da manhã ou chá da tarde, e juntá-los aos cupcakes. E também pode transformar esses biscoitinhos em imãs de geladeira. Pelo menos estes bisucoitinhos são de certeza 100% livres de gordura trans. Nhan .... nhan .... nhac.

Crochê e Tricô - Xales para Aquecer e Estar Sempre na Moda!
Adorei as 3 sugestões de xales dadas pelo blog Os Encantos do Artesanato, clique aqui. Todos estão com receitas e gráficos, mas fique atento pois as vezes a receita de um xale começa numa foto e vai terminar na foto seguinte. São 3 sugestões, 2 de crochê e uma misturando crochê e tricô, mas todos são simples, rápidos e o que é melhor, bonitos.

Crochê - Cachecol Viajante!
Adorei também a sugestão apresentada pelo blog da Vovô Baísa, onde ela apresenta sugestão de cachecol feita por várias mãos, cada uma tece um pedaço num motivo e cor diferente. Assim fica um cachecol bem descolado, clique aqui.

Tricô - Colocando Pontos na Agulha com Vitória Quintal!
Uma das minhas maiores dificuldades é começar sempre a primeira carreira de um trabalho em tricô, ou melhor dizendo a segunda. Consigo colocar os pontos, mas depois fazer mesmo a primeira carreira é um martírio. Mas com o método da Vitória, a segunda carreira fica muito melhor de fazer. Acompanhe o vídeo dela à respeito no Youtube, clique aqui. Ah, e não perca a oportunidade de também ver os demais videos relacionados que aparecem no menu ao lado à sua direita.

Tricô - Superziper em Diminuindo os Pontos!
Gente, legal as meninas do blog estarem fazendo estes videos, assim as coisas não parecem tão complicadas. Agora elas apresentam mais uma produção ensinando a diminuir os pontos em tricô, clique aqui e confira.

Macramê - Pulseiras Para Fazer Com as Meninas de Férias em Casa!
Esta sugestão, dada também pelo blog site O Artesanato é bem transada, pra fazer junto com as filhotas adolescentes de férias em casa que não puderam viajar, clique aqui. Com trabalhos simples como este, o único risco que você corre é a do bichinho do artesanato pegar em cheio as suas meninas.

Sábado - Dia de Unha Bonita .... Que Tal Uma Francesinha?
Também outra dica do blog site O Artesanato, aquela unha francesinha que a gente adora mas poucas sabem fazer em casa, então vamos desvendar mistério, clicando aqui.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Ponto Santa Clara ou Ponto Tricô?

Gente, há algum tempo venho percebendo nos programas de artesanato do Bem Simples no canal Fox Life (TVA - canal 67), quando estão demonstrando algum trabalho em tricô, alguns deles é nesse ponto, mas para mim, era um outro nome para o ponto tricô. Hoje esbarrei por acidente no blog Tricochepin, clique aqui, que me encaminhou para um video que mostra e parece que são pontos diferentes, clique aqui. O que mais me chama a atenção é a forma diferente de fazer o tricô. O que vocês acham: o ponto Santa Clara é o ponto Tricô?

Dona Esperanza - Tricoteira do Perú!
Talvez até fosse exagero chamá-la de a Vitória Quintal do Perú, mas graças ao Tricochepin pude conhecer o blog site Tejiendo desta senhora e seus vídeos no youtube, ensinando várias técnicas de tricô e crochê. Não deixe de visitar sua página no Youtube com todos os seus vídeos, clique aqui. E também visite o Tejiendo, clique aqui. Para não perder.

Vitória Quintal Hoje no Sabor de Vida!
Segundo a Bete Ribeiro, a Vitória estará hoje no programa Sabor de Vida na TV Aparecida que começa às 15:05hs, canal 166 da TVA, ou você pode assistir ao vivo pela internet, clicando aqui.

Tricô - Receita Circulo com Amor!
A Círculo já está disponibilizando as receitas das peças feitas para a Mega Artesanal, uma dela, é de cachecol em tricô feito com a lã Amor, clique aqui. Já fiz há um tempinho um cachecol com esta lã que é superfofinha, deu um bom cachecol com um novelo de 100 gramas usando só ponto tricô e agulhas de tricô No 8.

Nosso Chocolate é Achocolatado?
Descubra porque lendo esta matéria de ontem publicada no UOL Receitas, clique aqui.

Culinária - Bolo com Recheio de Abacaxi e Fitas de Coco!
Gente, ontem quase babei a televisão com esta receita no Sabor de Vida, clique aqui. A receita dá um bolão, portanto quando me aventurar por esta delícia, farei apenas meia receita.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Roupa de Crochê - Você Usaria?

Dependendo da peça, porque não. Desde que a peça em questão combine bem a linha e o ponto usados. Nada daquilo por exemplo usado pela Cate Blanchett outro dia comentaqo aqui, aquele vestido de quadrados enormes. Sabendo fazer a combinação perfeita, o efeito fica lindo. Não deixem de ler a postagem do Superziper, clique aqui, e ler a opinião dos leitores, já há várias., e não deixe de deixar lá também a sua opinião.

Esmalte: Porque as Mulheres Ainda Temem Cores Ousadas?
Vi esta matéria no site da revista Elle brasileira e não resisti, clique aqui, não é muito longa. E você o que usa? Ainda é conservadora, ou já se aventura por novas cores. Não tenha medo, eu já usei azul, verde, roxo, laranja, e todo mundo gostou. Não usei os neons porque aí já achei que chamaria atenção de mais. Mas tenho me divertido. Ainda falando em esmaltes e unhas, as meninas do Mão Feita tiveram essa semana seus minutos de fama no Jornal Hoje, clique aqui. Tem uma que tem mais de 300 esmaltes, outra muda de cor todo o dia. Nada como ter tempo.

Culinária - Patê de Cebola e Hamburguer de Cenoura (Sem Carne)!
Ontem a Ana Maria Braga deu no Mais Você esta receitinha super rápida e prática de patê de cebola, clique aqui. E sapeando pelo site do Programa Comida Caseira do Bem Simples, uma das meninas deu esta receita saudável de hamburguer de cenoura, que não leva carne, mas lógico que se você quiser adicionar um pouco de frango desfiado, mal não irá fazer de certeza, clique aqui.

Mensagem Motivacional - O Mendigo Feliz!
Esta menagem é linda me tocou muito quando foi apresentada pela Bete Ribeiro no dia 04/01 deste ano no programa Sabor de Vida. Felizmente consegui achar na internet, e quero aqui partilhar com todos vocês, para dar aquele empurrão em nossas vidas, clique aqui.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Feltro - Divino Espírito Santo!

Ontem o Marcelo Darghan esteve no Sabor de Vida e apresentou um trabalho em feltro muito bonito e colorido. Um quadro em madeira com proteção de vidro e com um Espirito Santo estilizado em feltro, clique aqui..

Crochê - Flores Para o Ano Inteiro!
Hoje, depois de visitar vários blogs à busca de novidades, acabei por esbarrar neste blog americano chamado Crochet Flowers Free Patterns (Flores de Crochê Gráficos Grátis) cuja dona disponibiliza várias flores em croche e com gráficos e passo a passo em Inglês, clique aqui. Os símbolos do crochê são universais, mas se tiverem dúvidas na tradução, não deixem de usar o dicionário cujo link no meu blog está no menú à sua direita. Para ver as fotos e os gráficos em tamanho maior, basta clicar sobre eles.

Fabricantes de Lãs e Linhas!
Todos nós estamos já acostumados às marcas Pingouin, Círculo, Coats Correte e suas lãs e linhas Família, Amor, Cléa, Camila e por aí afora. Mas também temos outras marcas, não tão famosas, mas que tem marcado alguma presença. É o caso da Linea Itália, clique aqui, que vira e mexe faz apresentações no Arte Brasil. Vale à pena uma visita ao site para conhecer os produtos e principalmente as receitas. O outro fabricante é o Enovelar, mais conhecido pelo fio Supremo, clique aqui. Além do site com receitas em várias técnicas e com passo a passo, também tem um blog próprio, o Atelier Enovelar, onde apresenta os seus produtos, clique aqui. Vale visita detalhada à ambos os sites.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Hoje Só Tricô!

Sei muito pouco de tricô, o que é uma pena, mas vou tentar fazer algumas das sugestões abaixo assim que conseguir entender as receitas e o tempo permitir. Quero dar detaque hoje ao blog dedicado ao tricô "Mademoiselle et le Tricot", clique aqui. Apesar do título em francês (trés chic por sinal), é de uma brasileira que faz um belo trabalho. E as receitas dos seus trabalhos você vai achar em outro blog da mesma dona do Mademoiselle, o Receita dos Tricotados, clique aqui. Visita obrigatória em ambos.

Selecionei 5 trabalhos em cachecóis (porque são peças rápidas de fazer):
. cachecol xadrez irregular em lã mohair, clique aqui;
. cachecol fila indiana, clique aqui;
. cachecol listado, clique aqui;
. cachecol rosa em ponto ferrradura, clique aqui;
. cachecol de corações, clique aqui.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Crivo - Finalmente o Blog da Lela Jacob!

Esta é uma bordadeira de mão cheia, que junto com os crochês da mãe Dona Nena, participam de várias revistas de bordados aqui no Brasil. Atualmente a especialidade dela é o crivo, e alguns de seus trabalhos lindissimos em panos de copa e jogos de banho você pode começar a conferir em seu novo blog, o Crivo & Cia., clique aqui. Muito sucesso para o blog.

Crochê - Cachecol Correntinhas!
Diferente e deve ser muito rápido de fazer é este cachecol que achei visitando Louca por Linhas, clique aqui, usando a linha Bella, acho que é da Pingouin. Visita completa e obrigatória ao blog. Achei que foi uma boa resposta para o cachecol desfiado em tricô postado aqui algum tempo atrás e que está num dos blogs da Sandra Coatti, um dos que estão no menu do meu blog à sua direita.

Crochê - Decorando a Casa!
O blog Andréa Guim traz algumas sugestões para decoração, clique aqui. As almofadas e mantas são um verdadeiro must, especialmente a manta em quadrados simples em ponto alto, clique aqui.

Crochê - Como Emendar Quadrados / Squares!
O blog Linhas Imaginárias tem um passo a passo bem explicadinho em seu blog, clique aqui. E tem mais um em seu álbum de fotos no Flickr, clique aqui. Não deixe de fazer uma visita mais detalhada ao blog.

Culinária - Cupcake de Maçã!
Hum ... não vi este programa do dia 08/07 no programa Mulheres da TV Gazeta São Paulo, mas depois de ler a receita fiquei muito tentada a experimentar, clique aqui.
Em tempo, descobri também um novo blog falando de muitas delícias, é o Saboreando a Vida, clique aqui.

domingo, 11 de julho de 2010

Crochê - Eu e Meus Cachecóis!


Este aqui ao lado fiz em crochê de encomenda para uma aluna minha do grupo de bordado. A lã usada aqui foi a Sedificada da Pingouin, 1 novelo de 100 gramas. Com 16 cm de largura, de 1,32 m no comprimento mais franjas de 10 cms em cada ponta. Foram 32 quadrados (squares) montados de 2 em 2, cada quadrado com 8 cms. E o cachecol postado aqui ontem que fiz para mim, este minha aluna também comprou.
Crochê - Gorro Fátima Bernardes!
Não bastassem os cachecóis, o gorro que ela sou durante a Copa também fez sucesso. Em função disso, embora eu tenha quase certeza que o dela é de tricô, o blog Aprendendo Crochê fez um passo a passo em vídeo com sua versão em crochê, clique aqui!

Brazil Patchwork Show 2011!
Será realizada no Centro de Eventos São Luís, aqui em São Paulo, de 05 a 08 de abril de 2011, das 13hs às 20hs. Ingressos à 10 Reais. Mais informações, clique aqui. Não deixe de conferir também no site da feira como fo a exposição deste ano, e já reserve a data da do ano que vem em sua agenda.

Culinária - Nhoque e Pão Pita!
Já falei aqui algumas vezes do programa do canal da Record News que passa aos sábados aos 09:30hs, o Heaven´s Kitchen. Há 2 sábados atrás ela fez um especial sobre a cozinha grega com as receitas mais conhecidas, e uma das receitas que me chamou mais a atenção foi a de um pão tipico grego, o Pão Pita, clique aqui para ver a receita, ideal para comer com antipastos. Ontem ela fez sobre a cozinha italiana, e achei ótima a receita do nhoque que ela fez, calculando uma batata grande para cada pessoa, cozinhando a batata, e depois levando-a para assar para ficar mais enxuta e assim não levar tanta farinha na hora de fazer a massa do nhoque, clique aqui. O molho você faz aquele que quiser, apesar da sugestão dela (molho de champignons) parecer ser uma delícia também. Os videos do programa sobre a cozinha grega já estão online, clique aqui. São do programa 11 divididos em vários blocos. Os de ontem sobre a cozinha italiana ainda não estão, mas fiquem ligados, que acredito que esta semana já devam. Em tempo, vale muito à pena assistir os programas.

sábado, 10 de julho de 2010

Crochê - Meu Cachecol de Folhas!


Quis fazer também o meu cachecol, cuja menção fiz aqui esta semana. Então tinha uns novelos de lã Carinho da Pingouin e usei uma agulha de crochê 4 mm, com um 1,40 de comprimento sem as franjas. Amei o resultado, ficou bonito, leve, delicado. Usei 2 novelos e um pouquinho de um terceiro.

Patchwork - Bolsa Faz Sucesso em Feira!
Dêem só uma olhada na bolsa linda confeccionada pela dona do album de fotos no Flickr Aninha PatchChic, clique aqui. Não foi à toa que a bolsa fez sucesso na última Brazil Patchwork Show.

Tricô - Mais Uma Vídeo Aula no Superziper!
Agulhas de 2 Pontas - Este é o tema desta vidéo aula, clique aqui, para aqueles que precisam fazer trabalhos circulares. Com minha pouca experiência, prefiro menos agullhas, ou melhor dizendo, uma agulha só, ainda bem que existe a circular. Para não perder. Obrigada meninas.

Prêmio Artesão do Ano 2010 - Resultados!
Veja quem foram os contemplados com esta premiação organizada pelo Marcelo Darghan, clique aqui.

Arte em Crochê!
Confira também o site/blog KTB Designs Crochet Creations, tem cada coisa bonita e delicada confeccionada em crochê, clique aqui. Apesar de ser em Inglês, as fotos já dizem tudo. Visita completa e obrigatória.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Crochê - Barrado Rose!

Hoje trago esta sugestão da Sandra Coatti do blog Sandra Croche, clique aqui. Rápido, florido, delicado. Em tempo, fiz uma busca de barrados no blog dela, clique aqui. Quero destacar também que a Sandra é uma crocheteira, tricoteira e bordadeira de mão cheia, e ela possui mais 3 ou 4 blogs que são mencionados em seu blog no menu à sua direita, não deixe de conferir.

Culinária - Chocolate e Quitutes!
O Bem Simples fez um especial de chocolate com inúmeras receitas, clique aqui, para as chocólatras de plantão. O prorama Sabor de Vida esta semana também não foi piedoso nos quitutes, confira aaixo:
. Pudim de Padaria, clique aqui;
. Enroladinhos com Linguiça, clique aqui;
. Creme de Maça, clique aqui;
. Aperitivo de Gergelim, clique aqui;
. Creme Mousse de Caqui, clique aqui.

Mega Artesanal!
O Ateliê na TV e o Programa Sabor de Vida estão mostrando esta semana várias matérias sobre a feira que terminou neste último domingo, não deixe de conferir.

Hoje a postagem é curta, já acordei atrasada, apesar de ser feriado aqui em Sampa, mas há muito trabalho para fazer logo depois do café da manhã.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Culinária - Panquecas Americanas em 6 Passos!

(foto do site Bem Simples)

É ruim, hein? Começar a visita ao blog logo com uma visão dessas, estonteante, de dar água na boca. Mas não pude resistir. E justo agora que estamos na época de morangos? Que maldade. Mas esta sugestão que lhes trago hoje não poderia deixar de justamente começar bem o dia. Esta sugestão é do Bem Simples, clique aqui. Fácil, rápida, simplea, barata, e por demais apetitosa. E não deixe de fazer se não tiver morangos, use qualquer outra fruta ou um doce ou uma geléia.

Cachecol de Folhas .... em Crochê!
Quando vi a foto deste cachecol no blog Crochê Fascínio, clique aqui, pensei comigo mesmo, que cahecol mimoso em tricô. Mas para a minha surprea, é de crochê. A receita do ponto você encontra no blog de Tudo Um Pouco, clique aqui.

E Viva o Cachecolar da Fátima!
E o sucesso continua. Em crochê, tear. Temos uma amostra feito pelo Fazendo Crochê, clique aqui. A Elaine do blog Elaine Crochê também fez a sua versão, clique aqui, com video aula. O blog Pontos da Ana apresenta sua versão em tear, clique aqui.

Tricô - Pegadores, Descansos de Panela!
Não deixem de conferir a sugestão dada pela Márcia do Mitricot, clique aqui. Nos Estados Unidos, parece que é normal que eles façam estas peças quadradas também em tricot, sempre com motivos centrais, mas que bem também pode resultar em almofadas ou mantas unindo vários quadrados.

Piada Infame!
Já que comecei o dia com uma delícia bem docinha, que tal terminar o dia com uma piadinha docinha e bem infame, com sabor de chocolate?
"O Nescau e o Nesquik estavam em cima da mesa. De repente o Nescau caiu. O que o Nesquik disse???... : Hum, ... Toddinho!"
Se alguém tiver piadinhas infames envolvendo produtos, por favor, fique à vontade e compareça postando aqui.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Bordado Oitinho - Dama Antiga!

O blog Marilene Artesanato postou trabalho em pano de copa com uma dama antiga, tirado e adaptado de um gráfico de crochê filet, clique aqui. Apesar de ser grande, ela ainda conseguiu eliminar algumas carreiras, dando um bom resultado, porém ainda grande para um pano de copa, mas ótimo para uma almofada. Para quem não sabe, é possível fazer gráficos em oitinho a partir de gráficos para crochet filet, ou até de alguns em ponto cruz (se apenas estiver usando uma ou duas cores).

Bordado, Patchcolagem, Pintura e Decoupagem - Estilotex!
A Estilotex atualizou sua página de trabalhos com passo a passo e instruções, o Criando com a Estilotex, clique aqui. Não deixe de conferir, são 3 páginas com instruções, e passo a passo mais detalhados em "pdf". São trabalhos com bordados em fita, crivo, trabalhos com feltro. Na primeira página, destaque para a seção de riscos com várias sugestões para as técnicas mencionadas no título.

Crochê - Ainda o Cachecolar da Fátima Bernardes!
A Kátia do blog A Magia do Crochê também fez a sua versão, clique aqui. Vale à pena conferir.

Mega Artesanal No Sabor de Vida!
A partir de hoje o programa (TV Aparecida a partir das 15hs, e reapresentação nas madrugadas à partir das 3:30hs da manhã; ao vivo nesses horários também pela internet) apresenta uma série de matérias feitas na feira, não perca. Em tempo, ontem a Santina Reale levou uma quitanda linda de frutas e legumes em patchwork para o programa, e ontem ela ensinou como fazer uma banana. Pena que dificilmente isto está em vídeo, mas você pode conhecer um pouquinho do trabalho dela, vendo seu album de fotos no Flickr, clique aqui.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Cachecol de Babados - Crochê e Tricô!

(foto feita a partir do vídeo do programa do Bem Simples)
Em crochê, gostei da sugestão dada pelo programa Bem Simples, clique aqui. Rápido e fácil, com vídeo e instruções, adorei também a linha utilizada, que infelizmente eles não falam qual é a marca. Se alguém souber, por favor comente aqui.
Para os amantes do tricô, o Programa Arte Brasil também apresentou uma versão nesta técnica no úiltimo dia 02/07, clique aqui.

I Love Romero Britto!
O artista brasileiro continua inspirando artesãos. Desta fez a dona do blog português Aboborinha Madura fez uma linda camiseta inspirada num dos quadros do Romero, e usou 25 cores diferentes de tinta, clique aqui.

Mais Mega Artesanal!
O Superziper fez mais uma postagem com as 10 + novidades da feira, clique aqui. A Vovó Baísa também continua comentando a feira, clique aqui.

Livro Dá Dicas Para Ajudar Na Reforma, Decoração e Organização!
Confira a matéria publica no site Casa e Móveis, clique aqui. Leitura muito interessante.

Artesãos Contam Como Ganham Dinheiro Fazendo o Que Gostam!
Ontem o Jornal Hoje da Rede Globo apresentou 2 vídeos à respeito deste assunto, que pode muito ajudar àqueles que estão pensando em levar o artesanato para o lado mais rentável. O vídeo 1, assista clicando aqui. O vídeo 2 voce assiste aqui.

Copa do Mundo - Que Falta de Profissionalismo!
Foi o que mostrou mais uma vez a CBF e seus dirigentes. Onde já se viu demitir alguém pela internet (twitter). No caso o técnico da nossa seleção e toda a comissão técnica. Pelo menos é o que está sendo noticiado. Não importa que área seja, ética e profissionalismo precisam sempre andar juntos. Um campeonato é para ser disputado por vários times ou pessoas, vence aquele que conseguir os resultados esperados. Quem tem que mandar na seleção é a comissão técnica, não presidente de federação que só sabe cartolar. Se o Brasil tiver a obrigação de ganhar sempre, o campeonato não terá mais graça. Não se pode ganhar todas. Mas podemos sim tentar fazer sempre o melhor.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Oitinho de 2 em 2 Carreiras!


(foto do detalhe flor ponto oitinho feita por mim a partir da foto do blog Li Bordados)
Já fiz este trabalho acima ano passado. Postado pelo blog Li Bordados, clique aqui, este trabalho foi criado pela artesã e bordadeira de mão cheia Eliete anches Mauri de São Carlos. É feito de 2 em 2 carreitas, o resultado do trabalho fique mais leve, você borda uma carreira fazendo os pontos da carreira normal e ao mesmo tempo os pontos da carreira debaixo. Dependendo da carreira e do gráfico, você talvez precise subir alguns pontos também. O gráfico e outras sugestões de bordado oitinho estão no link acima, clique nas fotos para ver em tamanho maior.

Mega Artesanal 2010!
Veja vídeo de 2 min e 14s de durãção elaborado pelas meninas do Superziper que foram ao evento no sábado, clique aqui. Segundo o que elas informam, parece que mais alguns vídeos virão, fiquem atentas. Vovó Baísa do blog Eu Que Fiz também visitou o evento, confira as fotos clicando aqui, e encontrou algumas estrelas como o Dotan do Ateliê na TV e a Bete do Sabor de Vida, que sortuda. Em tempo, a Bete do Sabor de Vida disse em seu programa na semana passada que esta semana estaria apresentando algumas matérias sobre a feira no programa que a partir de hoje começas às 15hs. Se você não tem o canal TV Aparecida, assista pela internet: www.A12.com

Superziper Muda de Endereço!
O Superziper a partir de hoje está de casa nova (saiu do Blogger e foi para o WordPress) e com um visual mais novo, clique aqui. Tudo que havia no antigo estará no novo, não deixe de salvar o novo endereço.

Crochê - Bichinhos e Bonecas!
O site da Coats Corrente Brasil tem uma página com 2 sugestões de bichinhos, clique aqui. A Saraj London em seu blog hoje postou diversas sugestões de bonecas, clique aqui, e abaixo de cada foto, na frase "Pattern can be found here!", clique na palavra "here".

Tricô - Boina Rosita!
O blog A Última Flor do Lácio, traz sugestão com receita para esta bonina, clique aqui.

Tricô - Moda Pet/Porque Nossos Totós Também Merecem!
Não deixem de conferir as sugestões dadas pela Coats Corrente Brasil, clique aqui. Até o momento, o site tem 4 sugestões de roupinhas para cachorros.

domingo, 4 de julho de 2010

Crochê e Tricô - Zizi Maria!

(foto de almofada do site Zizi Maria)

São poucas as pessoas que conseguem realmente transformar o crochê e tricô em peças artisticas muito decorativas. É o caso da artesã Izilda Maria, também muito conhecida por Zizi Maria, autora da almofada acima. Conheça outras peças de sua autoria em seu site, clique aqui. E também através do seu album de fotos no Flickr, clique aqui.

Decorando com Crochê!
Dois posts muito interessantes sobre decoração com crochê colocados no blog Ana Claudia Cavalcanti. O primeito post, clique aqui, com peças como almofadas (foi lá que descobri a Zizi Maria), luminárias. O segundo com mais uma sugestão de almofada, e 2 pufs, clique aqui. Em tempo, vale visita obrigatória e completa à este blog.

Crochê - Cachecolar da Fátima Bernardes no Ateliê na TV!
Apresentada ontem no programa, a aula da Círculo de como fazer esta peça que anda tão procurada na internet já está no site, clique aqui.

Crochê - Como Costurar Barrados em Toalhas!
O blog Handwerk (apesar do nome, é brasileiro) traz os segredos de como aplicar aquele barrado em crochê filet nas toalhas, clique aqui.

Patcholagem em Camiseta - Sem Termocolante!
O programa Tudo Simples de ontem mostrou uma camiseta customizada em patchcolagem, porém sem uso do papel termocolante, no lugar usou termolina, clique aqui. Com vídeo e instruções..

Hasta la Vista Hermanos!
Finalmente ontem o mundo foi salvo da visão escabrosa de ter Don Diego Maradona circulando pelado na praça do Obelisco em Buenos Aires. E como disse um brasileiro no centro de Buenos Aires após a derrota do Brasil e aguentando todas as tirações de sarro dos hermanos: "Esse efeito vai durar apenas 24 horas". E durou. Esse cara é melhor que o guru da Ana Maria Braga.

sábado, 3 de julho de 2010

Nem Brasil Nem Gana!

Pois é, nenhum dos 2 irão se enfrentar, porque nenhum dos 2 passou para a próxima fase. Ainda bem que não entrei em nenhum bolão, teria perdido algum dindin. E aquele guru que foi na Ana Maria Braga e que disse que nunca falhara nas previsões? Será que pelo menos ele poderia acertar a eliminação da Argentina? Maradona e todos de la nacion estão felizes da vida com a saída do Brasil. Não adianta históricos, tradições e estatísticas, cada jogo é um jogo e somente é jogado na hora. Valeu Brasil.

Fátima Bernardes Fala Mais Sobre Seus Cachecóis!
Ontem a Fátima já informou que já estaria voltando ao país, uma vez que o Brasil já não estava mais em competição. Em compensação seus cachecóis continuam rendendo na intermet. A Vovó Baísa do blog Eu Que Fiz postou um vídeo (graças à Selma do Grupo Recanto do Crochê) com a primeira dama do Jornal Nacional falando dos cachecóis, em vídeo gravado nesta última quinta, 01/07, clique aqui. Obrigada à Vovó Baísa e à Selma pela oportunidade de assistirmos à esse video. Lembrando também que a Círculo vai dar uma aula do cachecolar da Fátima no programa Ateliê na TV hoje, às 14hs, no canal Record News. Em tempo, fiz também uma seleção sobre cachecóis no blog da Vovó Baísa, clique aqui.

Tricô - Ponto Ondulado!
Também no blog da Vovó Baísa, vídeo mostrando como se faz esse ponto e onde ele pode ser aplicado, clique aqui. Em tempo, também fiz uma seleção em seu blog sobre pontos de tricô, clique aqui. Ao final de cada página, clique em "próxima" para visualizar as páginas seguintes.

Crochê - Pega Panelas de Cereja!
O blog Pink Rose Crochet traz uma sugestão delicada de pega panelas, clique aqui. Achei tão lindinho, que dá até dó de usar para pegar as quentinhas, e penso que ficaria mais bonitinho pendurada num canto especial da cozinha. Em tempo, fiz uma pesquisa sobre pega panelas no Pink Rose, onde você poderá checar vários sugestões dadas pelo blog, clique aqui. Ao fim de cada página do blog, clique em "postagens mais antigas", geralmente sempre há uma próxima página onde há mais sugestões.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Tricô - O que são UFOS!

Gente, este post do Superziper veio mesmo a calhar. Muitos de nós conhecemos esta sigla dos filmes de ficção científica, e aprendemos que são objetos não identificados. Neste caso, algumas vezes pode até ser .... risos .... dependendo do trabalho que você está fazendo agora. Explico. O Superziper esclarece que, no linguajar dos artesãos internacionais na lingua inglesa, UFO é a sigla para "Unfinished Objects" que traduzindo para o Português significa "Trabalhos Não Terminados" (muitas vezes começados por não estarem correspondendo à expectativa do momento, na minha opinião). Seria um outro termo para substituir também uma outra sigla que muitas de nós vira e mexe esbarramos nos blogs estrangeiros, a sigla WIP que é para "Work In Progress" (significa trabalhos em andamento, o que eu diria a primeira fase de um trabalho antes da fase UFO ... risos). Clique aqui para ler o post do Superziper. Mas porque veio a calhar? Ontem estava pensando cá com as minhas agulhas, de que tenho alguns trabalhos no estágio UFO e que preciso tirá-los desse momento de letargia. No início do ano, não me lembro que programa foi, mas alguém leu uma reflexão, que deveriamos começar bem o ano termnando tudo o que começamos no ano anterior, porque trabalhos começados e não terminados ficam com uma energia retida. O 2o semestre está começando, sinal de muito trabalho à frente, e precisamos de toda a energia disponível para que possa ser o mais produtivo possível. E nada como julho, período de férias, para tentar colocar a casa em ordem. Não deixem de ler o post do Superziper, acho que é bem estimulante.

Patchwoek - Cestinha Porta Chá!
Amei esta cestinha feita pelo blog Artemelza, clique aqui. Com passo a passo, é muito delicada, você pode fazer várias, colocar alguns saquinhos dentro e dar de lembrancinha num chá de cozinha, ou mesmo colocar numa cesta de café da manhã e dar de presente, ou também de lembrança para quando convida aquelas amigas especiais para o chá. Tenho certeza que uma amiga minha do Chile vai adorar.

Patchcolagem - Trabalhos Lindos!
O blog Simone Patchcolagem também traz trabalhos lindissimos e bem humorados, clique aqui.

Crochê - Festival de Tapetes!
O blog Gosto Pelas Artes tem um matéria especial com váriios tipos de tapetes, clique aqui.

Organização - Guarde os Alimentos de Forma Certa!
O blog Personal Organizer traz matéria de como guardar de forma correta os principais alimentos que usamos, clique aqui.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Crochê - Como começar um carreira de ponto alto sem as 3 correntinhas!

Obrigada à Vovó Báísa do blog Eu Que Fiz por este video achado no Youtube, clique aqui. Este video ensina como fazer/iniciar uma carreira em ponto alto sem fazer as tradicionais 3 correntinhas iniciais, o que vai deixar o nosso trabalho bem mais perfeito.

Bordado - Ponto Cadeia!
Você tem um bordado em ponto cruz, mas queria algo diferente? Substitua então pelo ponto cadeia, e verá que terá um novo visual para o seu bordado. Geralmente usado para contorno, e também conhecido como ponto correntinha, passa a ser chamar cadeia bordado no etamine seguindo os mesmos pontos, tramas e esquemas do ponto cruz, é só substituir o ponto cruz pelo cadeia. E fica um trabalho também diferente e delicado. O blog Doces Pontinhos mostra o caminho, clique aqui. O blog também ensina outros pontos, portanto vale visita completa e obrigatória.

Feltro - Lindo Coração!
Eu algum tempo atrás já havia postado um coração parecido num blog americanio. Hoje visitando o blog Mimos e Flores, este chamou a atenção de que havia um excelente passo a passo num outro blog americano, o Crafty Sisters, clique aqui. Apesar de estar em inglês, as fotos já falam por si só. Não deixe de fazer uma visita com mais calma depois.